Murrelektronik

Notícias corporativas

Jul 29, 2015

Ideal para a Indústria 4.0

Estudos Práticos com os Componentes Murrelektronik

Há uma tendência em curso no sentido das máquinas em rede na indústria de automação. Cada vez mais, as máquinas se intercomunicam sem que haja a necessidade de intervenção humana. O termo técnico usado para isso é “Indústria 4.0”. O Professor Christian Kuhn, Cooperative University of Mosbach, estabeleceu um laboratório para a “Indústria 4.0.”.

É com orgulho que a Murrelektronik, na posição de fornecedor líder na indústria de automação, apoia este projeto DHBW*  por meio da doação de diversos componentes fieldbus.

Ao utilizar estes componentes, estudantes do quinto semestre se tornam familiares com os passos típicos de uma fábrica de produção, na medida em que atualizam um sistema já existente. O pequeno sistema move pequenos chips de metal e plástico, e não peças de máquinas, garrafas de vidro ou rolos de jornais. No entanto, os processos de programação e transporte continuam sendo os mesmos, fazendo com que o sistema seja ideal para a realização de estudos na universidade.

Os produtos fieldbus PROFIBUS e PROFINET da Murrelektronik têm sido utilizados no curso de retrofitting (readaptação e atualização de tecnologias), onde, além dos trabalhos em hardware, os estudantes também conhecem e aprendem sobre softwares.

Sven Benseler, membro da faculdade de engenharia, diz que os estudantes, ao instalar o sistema, adquirem conhecimentos técnicos que é difícil de ser encontrado em livros. Dar vida a uma máquina se trata de um grande desafio, que envolve diversos requisitos de programação e mecânicos. Durante este processo, os estudantes aprendem que, por vezes, o cabo é curto demais ou não há espaço suficiente para inserir um conector – todos os problemas que podem ser evitados com planejamento prévio adequado.

Ao fim do curso, o trabalho dos estudantes é refletido em forma de uma máquina novinha em folha. A descentralização bem sucedida eliminou o emaranhado de cabos resultante de diversas conexões de fios individuais. Agora a conexão é realizada por meio de um cabo verde. No próximo semestre, os alunos aprenderão que o diagnóstico visual possibilita a identificação imediata do funcionamento correto da máquina e da existência de falhas no processo.

 

*Duale Hochschule Baden-Württemberg (Cooperative State University Baden-Württemberg)

A Duale Hochschule, de Baden-Württemberg, oferece um método de estudo único. Os estudantes da DHBW combinam estudos da universidade com experiência prática oferecida em parceria com uma empresa da região. O objetivo é formar os estudantes com experiência prática e teórica. A Duale Hochschule Baden-Württemberg e está localizada em Stuttgart e possui diversos campos, incluindo um em Mosbach/Odenwald. Aproximadamente 3.600 pessoas estão inscritas em programas de graduação que incluem ciência da computação, engenharia elétrica, engenharia mecânica, mecatrônica, administração de empresas e engenharia. Durante o período que passam pela Murrelektronik, os estudantes adquirem experiência prática que acrescenta um componente de “mundo real” nos estudos.