Murrelektronik

Montagem de carrocerias

Jan 05, 2015

Módulo MVK Metálico Minimiza o Tempo de Alteração de Ferramenta

O Módulo MVK Metálico da Murrelektronik com tecnologia de conexão de encaixe é a escolha perfeita para a construção de carroceria

Os robôs na indústria automotiva têm que executar todos os tipos de trabalhos. E quando ferramentas devem ser alteradas, o tempo é precioso. Os módulos MVK Metálico da Murrelektronik com tecnologia de conexão de encaixe oferecem uma solução perfeita para este trabalho! Os módulos dispõem de "inicialização rápida", o que proporciona tempos de instalação muito curtos. Isso atrai fabricantes como a Daimler AG, que desempenha um papel de liderança em inovações de automação.

O processamento robótico domina as linhas de montagem nas oficinas automotivas. Nas linhas de montagem da fábrica de produção da Daimler em Sindelfingen, várias centenas de alterações de ferramenta são necessárias em apenas uma linha de montagem ao longo de um dia.

As linhas de montagem são projetadas para otimizar tempos de produção e maximizar a produtividade. A AIDA (Iniciativa para Automação dos Fabricantes de Automóveis Alemães), que inclui a Daimler, Audi, Volkswagen, Porsche e BMW definiu o termo "rápido" em relação aos tempos de alteração de ferramenta: O tempo para ligar a tensão até a primeira troca de dados cíclicos não deve exceder mais de 500 ms.

Os módulos de fieldbus MVK Metal da Murrelektronik cumprem este requisito com a função integrada de Profinet "Fast Startup" (FSU), o módulo está pronto novamente e operando dentro de 400 ms após as ferramentas terem sido alteradas.

Algumas características significativas da função FSU são que os parâmetros que precisam ser transferidos são definidos e não precisam ser reconhecidos automaticamente. Apenas dados relevantes são transferidos novamente do controle durante a inicialização. Além disso, os módulos informam de forma ativa ao controle que eles estão prontos para a comunicação, não esperam por uma consulta cíclica. Estas medidas ajudam a reduzir custos e economizam muito tempo.

Graças a sua carcaça em peça única de zinco fundido, o módulo de fieldbus MVK Metálico é resistente a respingos de solda e óleos e lubrificantes. Cada módulo é completamente selado, o que o torna resistente a choques e vibrações. O módulo MVK Metal é construído de forma compacta e permite montagem flexível.

Os módulos com tecnologia de conexão de encaixe estão disponíveis como módulos I/O padrão com funcionalidade fixa e saídas separadas galvanicamente saídas. Além disso, módulos livremente parametrizáveis são oferecidos.

Os usuários dos produtos MVK não têm que trabalhar sem o típico canal de diagnóstico único. Slots com defeito são desligados, sem influenciar negativamente os canais adjacentes. Para os engenheiros da Murrelektronik foi importante desenvolver módulos que são fáceis de usar e que garantem disponibilidade.

A tecnologia de conexão de encaixe com base em Profinet oferece a vantagem de conexão da comunicação e fonte de alimentação sem ter que usar ferramentas, de forma rápida e conveniente.

Na montagem de carrocerias automotivas, esta flexibilidade permite a instalação em várias aplicações do robô: como o trocador de ferramentas, a ferramenta em si, no pé do robô, no ambiente próximo ao robô ou no rack de ferramenta. O módulo MVK Metálico também é frequentemente usado no campo de máquinas e equipamentos industriais, em linhas de transporte e unidades de alimentação e é instalado em diversos projetos de vários fabricantes automotivos renomados.