Murrelektronik

Indústria Automotiva

Jan 05, 2015

Tecnologia de produção inteligente da Felsomat

A Felsomat garante processos de produção e de fabricação tranquilos na indústria automotiva. Quando a automação de máquinas e instalações são uma preocupação; os engenheiros da Felsomat pensam como a Murrelektronik.

A Felsomat garante processos de produção e de fabricação tranquilos na indústria automotiva. Quando a automação de máquinas e instalações são uma preocupação; os engenheiros da Felsomat pensam como a Murrelektronik.
A Felsomat, fundada em 1981, se estabeleceu na indústria automotiva, definindo sua existência no mundo de powertrain (motores, transmissões, eixos e direção). A Felsomat implementou a Flexline para executar o manuseio de seus materiais assim como a interligação automática de instalações completas.  Audi, DaimlerChrysler, Ford, Getrag e Opel são alguns dos clientes renomados da Felsomat.

Com projetos de automação, o gerente de produção, Joachim Jankowski e o engenheiro eletricista, Klaus Winter, ambos da Felsomat, dão preferência a simplicidade da programação e configuração de quaisquer combinações de entradas e saídas digitais do módulo de Profibus MVK da Murrelektronik.  A implementação da Felsomat do módulo MVK permitiu-lhes a flexibilidade de organizar os dispositivos de maneira antecipada e ter a garantia de que a sua contagem I/O atenderá as suas necessidades. Além disso, o módulo MVK adaptou-se às necessidades de suas instalações e os módulos excedentes serão facilmente integrados ao próximo projeto.

A Felsomat atualmente utiliza os módulos MVK da Murrelektronik, bem como as caixas de distribuição passiva, para a sua organização e o módulo de logística; FlexCell. Para garantir o controle de produção flexível, as caixas de distribuição passiva e o M12 são ordenados por KANBAN (um conceito relacionado à produção enxuta e just-in-time – JIT). As peças são enviadas no início da semana e são recebidas em pouco tempo depois. "Isto funciona bem", afirma Rolf Gau. Ele é responsável pelo departamento de compra na Felsomat.
Para a distribuição descentralizada no FlexBox, a Felsomat usa o sistema fieldbus modular, Cube67, como uma empresa padrão. O FlexBox é um módulo de automação versátil para a produção de componentes de precisão, que são muito populares entre os fornecedores da indústria automotiva. Pequenas dimensões e um amplo campo de aplicações são os motivos determinantes para estas aplicações.

A Felsomat está atualmente trabalhando em um grande projeto de interligação para a DaimlerChrysler de Stuttgart. A automação é integrada com componentes AS-Interface da Murrelektronik. A Daimler Chrysler adicionou a AS-Interface da Murrelektronik à sua lista de aprovação de produto; estas listas são emitidas pela indústria automotiva, que decide sobre os diferentes componentes mantidos nas instalações de produção.

Concluindo, as referências de instalação e maquinário da Felsomat consistem de, AS-Interface, MVK Metálico, Cube67, caixas de distribuição passiva e conectores da Murrelektronik. A Felsomat também utiliza fontes de alimentação da Murrelektronik, MIC, um dispositivo de distribuição inteligente de energia, isso sem mencionar os sistemas de entrada do gabinete de controle, MPV e MSDD.